FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.

A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Sobre o assunto, assinale a opção correta:


As rochas são agregados de uma ou mais espécies de minerais.


As rochas metamórficas são imutáveis e isentas da meteorização.


As rochas sedimentares foram submetidas a altas pressões e temperaturas.


As rochas sedimentares vieram lentamente do interior da Terra.


As rochas magmáticas intrusivas são oriundas da sedimentação.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”. 

As rochas apresentam valor econômico, sendo empregadas em atividades diversas. De acordo com seus estudos, assinale a opção correta:


O basalto é uma rocha sedimentar empregada na produção de telhas.


O arenito é uma e rocha magmática empregada na produção de areia.


O mármore é uma rocha sedimentar utilizada para fazer cimento.


O calcário é uma rocha sedimentar utilizada na produção de cimento.


A ardósia é uma rocha magmática utilizada para fazer brita.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

 

Terremotos ou abalos sísmicos são eventos comuns à crosta terrestre, comumente associados a fenômenos como vulcanismo, falhamentos e encontro de placas tectônicas. A partir da correlação dos terremotos com outros eventos da crosta terrestre, julgue os itens abaixo e assinale o que for VERDADEIRO:

 


Tremores ou mesmo terremotos acontecem, especialmente, no centro das placas tectônicas, onde a instabilidade geológica é maior. 


O Círculo do Fogo é uma região do Oceano Pacífico suscetível ao movimento de placas tectônicas, mas não a terremotos e vulcanismo.


A formação constante da cordilheira mesoatlântica ou meso-oceânica, localizada no Atlântico, afasta o continente americano da Ásia e África. 


A cordilheira do Himalaia é um exemplo de dobramento moderno formado a partir do movimento divergente de placas tectônicas. 


O vulcanismo e os terremotos podem ser consequência da formação de placas tectônicas, como a brasileira, a estadunidense e alemã. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

Orogênese é o processo de formação de montanhas, especialmente por dobramentos e falhas. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre o assunto, julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas:

(  ) São exemplos de montanhas formadas por movimentos orogenéticos os Andes, os Alpes, o Himalaia, entre outros.

(  ) A orogênese é um processo que acontece quando as placas se deslocam por movimento vertical, resultando em planaltos.

(  ) A orogênese também ocorre onde há áreas de separação de placas tectônicas, liberando o magma das profundezas do manto para a superfície.

(  ) Os processos orogenéticos ocorrem quando há uma margem continental ativa em interação constante com uma placa descendente.

(  ) As bacias são produtos típicos dos movimentos orogenéticos. Elas formam a base para a acumulação de sedimentos.

A sequência que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima é:


FFFVF


VVFVF


VFVVF


VFVVV 


VFVFV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

Leia atentamente o texto abaixo:

“Difícil imaginar tragédia mais dolorosa e, paradoxalmente, mais banal. Terremotos não passam de acomodamentos de placas tectônicas. É como se um gigante se espreguiçasse durante o sono, alheio ao desastre que está causando. Durante poucos e aterrorizantes segundos, eles destroem a ilusão humana de viver sobre terra firme.” (Adaptado de Veja, 25/08/1999.)

Agora, com base em nossos estudos sobre tectônica de placas (capítulo 4) e tremores de terras, leia as sentenças a seguir, e assinale aquela que estiver CORRETA:


As placas tectônicas se movimentam em velocidades distintas. Estima-se que a placa sul-americana se movimente a 4 cm/ano, para oeste. 


A escala Richter é a mais comumente utilizada para medir os efeitos dos abalos sísmicos. Essa escala vai de 100 a 1.000 graus. 


As regiões de contato entre as placas tectônicas são consideradas de elevada estabilidade, já que apresentam baixo índice de tremores. 


A movimentação das placas provoca abalos sísmicos, capazes de atingir apenas regiões muito próximas ao epicentro. 


A maioria dos vulcões que se encontram ativos estão localizados no centro de placas tectônicas, onde, invariavelmente, ocorrem tremores de terras.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

As forças endógenas da Terra são capazes de formar relevos por meio de dois processos: epirogenia e orogenia, ambos articulados com o movimento da deriva continental. Sobre esses processos julgue como verdadeiras ou falsas as seguintes sentenças:

(  ) Tanto a epirogenia quanto a orogenia são processos ligados aos movimentos de placas tectônicas, consequência da atuação de agentes ou forças internas do Planeta.

(  ) A orogênese pode ser traduzida como a formação de montanhas em razão da movimentação horizontal de placas tectônicas.

(  ) As montanhas dificilmente são criadas em conjunto, ou seja, como cordilheiras, pois os processos que as originam são pontuais, como o são os vulcões, por exemplo.

(  ) A epirogênese resulta do soerguimento de placas tectônicas, que formam depressões onde serão depositados sedimentos que se transformarão em rochas.

(  ) A epirogênese designa um fenômeno geológico em que as placas tectônicas apresentam movimento descendente ou ascendente, portanto, vertical.

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VFVFV


VVFFV


VVFFF


FVFFV


FVFVV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

A Geomorfologia é uma disciplina de apoio à Geografia na interpretação das condições do espaço geográfico, para o planejamento urbano e regional, análise ambiental, entre outros. Neste sentido, está correto afirmar que a Geomorfologia:


Contribui para a identificação e quantificação dos mananciais de águas subterrâneas.


Estuda as formas do relevo terrestre e os diferentes processos erosivos e deposicionais.


Avalia as características, a qualidade e quantidade de minerais disponíveis nas rochas.


Pesquisa as diferentes formações vegetais e sua distribuição no espaço.


Analisa as condições de oscilações de temperatura e distribuição das chuvas.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

A crosta terrestre possui uma camada interna, chamada sial, devido a sua composição mineralógica de silício e alumínio. Também possui uma camada externa, chamada sima, por possuir maiores quantidades de silício e magnésio. Considerando os estudos realizados sobre o interior da Terra, assinale a opção correta:


O núcleo é a parte externa da Terra, constituída por silício e alumínio.


O manto superior é a porção de menor temperatura no interior da Terra.


O manto inferior é a porção sólida do interior da Terra.


A astenosfera está localizada na parte superior da litosfera.


O núcleo da Terra é formado por Nife, ou seja, níquel e ferro.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

 

A idade da Terra se apresenta como tema de especulações desde tempos remotos. Os filósofos hindus acreditavam que ela era eterna. Membros do clero católico também tentaram realizar cálculos, baseados em dados bíblicos. Outros estudos foram desenvolvidos, a partir da observação de sedimentos rochosos espalhados pela superfície terrestre. Porém, nenhum desses estudos apresentava fundamentação científica devida. Com base nos estudos científicos que levaram à datação da idade da Terra e de suas rochas, julgue as assertivas a seguir como verdadeiras ou falsas:

 

(  ) O aprofundamento dos estudos sobre a meia-vida dos elementos químicos permitiu estimar a idade da Terra.

(  ) Para se determinar a meia-vida dos minerais e rochas, geralmente, são utilizados elementos radioativos, como o urânio.

(  ) Para se saber a idade dos fósseis, o elemento químico mais utilizado é o cloro, de número atômico 17.

(  ) Os elementos químicos utilizados nas datações geológicas são os que se transformam em frações de segundos.

(  ) Com os estudos sobre a radioatividade tornou-se possível a datação das rochas, pois, há um tempo específico para as mudanças dos átomos de cada elemento.

 

A seguir assinale a assertiva que preenche corretamente as lacunas acima:

 


FFVVV


VVVFF


VVFFV


VFFVV


FVVVF

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

A Deriva Continental foi uma teoria proposta em 1912 por Alfred Wegener para explicar a semelhança entre as bordas dos continentes, sugerindo a representação de um quebra-cabeças. Os fósseis e as formações geológicas encontrados em partes diferentes do globo corroboraram com a ideia de que todos os continentes já estiveram unidos. Com base nos estudos da sobre esse assunto, leia e julgue as assertivas a seguir.

01) A explicação proposta pelo alemão Alfred Wegener, que envolve a movimentação das massas continentais, também é conhecida com “teoria da translação dos continentes”.

02) As placas tectônicas continentais são sempre mais densas do que as placas oceânicas. Por este motivo as placas continentais tendem a se subjazer às oceânicas.

04) As zonas de subducção são aquelas localizadas nas bordas das placas oceânicas, que são “sugadas” para o interior da crosta onde são novamente derretidas, graças às elevadas temperaturas.

08) Segundo a Teoria de Wegener os continentes atuais estiveram unidos em torno de três grandes blocos, que foram denominados Pangeia, Laurásia e Gondwana.

16) Há uma lista de evidências comprobatórias da união remota dos continentes atuais. Entre elas podemos citar a semelhança entre as cadeias de montanhas da Serra do Cabo e da Sierra de la Ventana. 

A soma dos números correspondentes às assertivas corretas é:


15


23


14


28


21

Páginas: 123456789